Torres Vedras

Serviço educativo “Quero ser cientista” tem um novo espaço

03.12.2021

O serviço educativo municipal “Quero ser cientista” tem um novo espaço, o qual funciona no topo norte do edifício do Centro de Educação Ambiental.

A inauguração do novo espaço deste serviço educativo aconteceu ao início da tarde do dia 29 de novembro, num ato em que estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, representantes de algumas das entidades parceiras do “Quero ser Cientista” (do IPL-Politécnico de Leiria e do LabAberto Fab Lab), bem como de agrupamentos de escolas do Concelho, e alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica dos Chãos, os quais tiveram oportunidade de participar numa atividade pedagógica antes da realização do ato inaugural.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal explicou que o serviço educativo “Quero ser Cientista” surgiu em 2014, atendendo à necessidade que existia de se criar uma componente pedagógica na área da ciência nos serviços educativos municipais. Segundo Laura Rodrigues, as atividades desse serviço educativo foram muito bem recebidas pelas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pelos jardins de infância do Concelho, tendo essas atividades se estendido, posteriormente, a outros níveis de ensino e ao público em geral. A presidente da Câmara Municipal frisou ainda o trabalho intenso que tem sido desenvolvido pelo “Quero ser Cientista”, serviço educativo que tem o mérito de por meio de processos simples levar a ciência às crianças.

De facto, as sessões experimentais desenvolvidas pelo “Quero ser Cientista” para o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico (público-alvo prioritário), fazem com que as crianças, assumindo o papel de cientistas, explorem fenómenos do meio natural tão simples e acessíveis como o ar, a água, a eletricidade, as cores, a germinação ou o corpo humano.

Promover a aprendizagem em contexto experimental, potenciar o aumento da cultura científica e estimular a curiosidade das crianças em relação ao mundo que as rodeia são, assim, os principais objetivos daquele serviço educativo.

De referir que até ao final do ano letivo transato o “Quero ser Cientista” desenvolvera 1.357 sessões, tendo se contabilizado nas suas atividades 28.169 participações de alunos.



 

Última atualização: 06.12.2021 - 11:23 horas
voltar ao topo ↑