Torres Vedras

Projetos municipais incluídos no Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social

09.02.2015

A atividade + Saúde: Workshops de Culinária Saudável, inserida no programa municipal + Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis, e o Programa Idosos Saudáveis e Ativos - Património foram selecionados como ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social).

Com esta distinção as referidas iniciativas municipais torrienses passam imediatamente a fazer parte da Rede IES, tendo dessa forma um reconhecimento nacional e internacional, com oportunidades de divulgação, e acesso a um networking de pares de grande qualidade e diversidade. Integram simultaneamente o MIES  (Mapa da Inovação e Empreendedorismo  Social) que é um projeto de investigação, o qual tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no norte e centro do país e no Alentejo, utilizando como base a metodologia ES+ (a qual tem como propósito identificar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando empreendedorismo social como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes e negligenciados da sociedade). 

Este projeto é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e é apenas possível devido ao envolvimento e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade - Compete. O Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange e o Euclid Network.

A análise das iniciativas candidatas àquele mapa foi efetuada por parte de um conselho académico e científico, constituído por um painel de cinco especialistas académicos com experiência internacional de Inovação e Empreendedorismo Social, que avaliaram individualmente, votando o enquadramento das mesmas de acordo com os critérios da metodologia ES+.

Das aproximadamente 450 iniciativas analisadas, foram identificadas cerca de 120 que reuniram a unanimidade desse conselho.

No dia 21 de janeiro teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o reconhecimento público de todas as iniciativas ES+ selecionadas no âmbito do projeto MIES, num evento internacional com uma audiência superior a 400 participantes.

Última atualização: 21.05.2020 - 19:01 horas
voltar ao topo ↑