Torres Vedras

Torres Vedras acolheu mais uma semana dedicada ao empreendedorismo

16.03.2017

Decorreu em Torres Vedras, de 9 a 12 de março, a quarta Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras.

A 9 é dia de INOV-E, e foi a dia 9 de março que a Câmara Municipal e a associação Estufa abriram as portas para quatro dias de sessões de interesse para empreendedores, investidores e para o tecido empresarial local.

No primeiro dia do evento realizou-se um seminário subordinado ao tema “Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios”, dinamizado em parceria com o projeto PT Creative Village, que pretende potenciar o empreendedorismo qualificado e criativo, facilitando instrumentos e dinamizando iniciativas que visem a deteção, o estímulo e o apoio ao empreendedorismo.

Na sessão de abertura desta quarta Semana INOV-E esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que abordou o papel da entidade que dirige na promoção do empreendedorismo no concelho.

De seguida Benedita Aguiar, consultora daquele projeto, realizou uma comunicação sobre o papel do PT Creative Village na promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, contextualizando os seus objetivos, ações, resultados esperados e já alcançados. Fátima Silva, também consultora deste projeto, realizou posteriormente uma abordagem teórica ao empreendedorismo, desenvolvendo o tema “Empreendedorismo: noção, desafios e ameaças”. Após esta comunicação, Liliana Garcia, técnica do TORRES INOV-E, levou a cabo uma comunicação sobre o tema “Perfil do Empreendedor” e de seguida, Celina Claro, promotora da Efiacontece, apresentou esta empresa, especificando os passos inerentes à constituição da mesma, os constrangimentos existentes nesse âmbito, assim como a forma de os debelar até alavancar a empresa e a posicionar num mercado cada vez mais competitivo.

Após uma pausa para café, o consultor Tiago Silva apresentou programas de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo e, por último, Jorge Dias, técnico do Torres Vedras LabCenter, desenvolveu o tema “Oportunidades e desafios do empreendedorismo na região de Torres Vedras: LabCenter – Um futuro de oportunidades”, dando a conhecer este espaço, enquanto importante estrutura de apoio ao empreendedorismo.

O dia 10 de março foi dedicado às “Indústrias Criativas – Que futuro?”, tendo contado com a presença de Sandra Primitivo, da Augusto Mateus & Associados, que apresentou os resultados do estudo “A Economia Criativa em Portugal – Relevância para a Competitividade e Internacionalização da Economia Portuguesa”, o qual visa atualizar o diagnóstico prospetivo sobre o desenvolvimento da economia criativa na sua interpenetração com as atividades económicas. Esta temática foi enriquecida com a presença de uma incubadora de negócios cuja área de atuação são as Indústrias Criativas, o Centro de Inovação da Mouraria, que esteve representado por Carla Sancho, que apresentou esta incubadora e o respetivo processo de implementação. Um dos projetos incubados na mesma - a Blindesign, da área do design de produto, que desenvolve projetos e produtos com impacto social e ambiental – foi apresentado na ocasião, por Rita Melo e Nuno Mesquita, que deram a conhecer a empresa e partilharam a sua experiência dentro daquela incubadora, bem como as vantagens de se estar num espaço de partilha e de acompanhamento de ideias de negócio.

Do programa da iniciativa fez também parte a apresentação pública do já referido Torres Vedras LabCenter, tendo de seguida decorrido o IGNITE Portugal, sob o tema “Ignição em Torres Vedras”, onde foram apresentados 13 projetos sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia, com especial enfoque em Torres Vedras.

Esta Semana INOV-E terminou no dia 12, com o evento Associa-te, o qual tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações locais e nacionais que operam no domínio da cultura, e que foi subordinado ao tema “Pode uma organização sem fins lucrativos ser financeiramente sustentável?”.

Recorde-se que o TORRES INOV-E, programa criado pela Câmara Municipal e pela Associação Estufa – Plataforma Cultural, a partir do qual foi criada a Semana INOV-E, é uma iniciativa destinada ao acolhimento de novos negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras e capazes de reinventar negócios já existentes.

Mais informações sobre este programa podem ser obtidas no respetivo site.

 

 

Última atualização: 12.03.2019 - 17:42 horas
voltar ao topo ↑